Artigo | mais artigos

A advocacia do futuro é agora

Data: 04/08/2021 12:00

Autor: Gisela Cardoso*

imgÉ inegável: 2020 foi um ano desafiador. Seus reflexos na advocacia – e em tantas outras áreas -  são sentidos até hoje. Tivemos fechamentos de fóruns, suspensões de prazos e colegas de profissão que enfrentaram inúmeras dificuldades, inclusive de ordem financeira. Mas, se uma palavra pode nos definir enquanto seres humanos, resiliência talvez seja minha preferida.

Vivendo momentos incertos, fomos nos adaptando ao que muitos chamaram de “novo normal”. Foi assim, no quinto mês de uma pandemia mundialmente declarada, que chegamos em agosto de 2020, reconhecidamente o Mês da Advocacia.

Até então uma das épocas mais aguardadas do ano, com séries de palestras e eventos culturais presenciais, a pergunta que nós, enquanto diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), fizemos foi: e agora?

Em meio a um contexto complexo, nos desafiamos. Fomos a primeira seccional do país a ousar lançar uma programação durante todo o mês de agosto, com as mais diversas temáticas do Direito. Com o tema “OAB Leads: Uma nova advocacia para um novo futuro” mantivemos nossos objetivos assegurados: atualizarmos nossos advogados e reconhecermos o papel fundamental que exercem na sociedade brasileira.

Nossa meta foi mais do que alcançada. Fizemos um dos agostos mais ativos de todos os tempos em Mato Grosso. Realizamos 23 eventos em 2020 e contamos com mais de 9 mil acessos em nossas plataformas digitais, além de 73 ações de formação e atualização da advocacia nos mais diversos temas. Foram mais de 150 horas de atividades divididas em simpósios, seminários, debates, painéis, grupos de estudo, eventos culturais e campanha de valorização da advocacia. Mas queremos – e podemos – mais.

Chegamos em 2021, ainda em meio a uma pandemia sem fim previsto, e novamente ousamos. Nesta segunda-feira (02.08), começamos a segunda edição do OAB Leads, que se encerrará no dia 31 de agosto.

Sob o slogan “A advocacia do futuro é agora”, contaremos com 35 eventos e mais de 300 palestrantes, números bastante superiores aos de 2020. Toda esta programação será realizada de forma gratuita em nossas plataformas virtuais, que podem ser acessadas pelo nosso site (https://www.oabmt.org.br/esa/cursos/2228/oab-leads---ii-seminario-da-jovem-advocacia).

Reforço que a intenção da OAB-MT segue a mesma: enquanto diretoria, estamos focados na contínua valorização da classe e atualização de cada um dos profissionais que atuam em nosso Estado.

Sabemos e, pessoalmente sei: quando nos unimos, nos fortalecemos. Esperança e superação são sentimentos que tenho, com a absoluta certeza que serão 30 dias de muitas atividades, que nos farão chegar ao final de agosto muito felizes e cientes de que foi um mês, sobretudo, para comemorar a advocacia e acreditar que o futuro é agora.

O OAB Leads tem sido e continuará sendo possível, ainda que, reforço, em um cenário que tudo poderia nos levar a desistir, porque contamos com o sistema OAB unido e dialogando a todo momento com a advocacia. O futuro chegou e nosso evento é a prova dele. Aproveitemos e comemoremos.

*Gisela Cardoso é advogada e vice-presidente da OAB-MT.