OAB-MT integra encontro em prol da manutenção do SUS em MT nesta 6ª

30/08/2018 13:39 | Saúde Pública

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), como uma das entidades mobilizadoras da manutenção e do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), em conjunto com demais instituições militantes da saúde pública de qualidade, integra a programação do II Encontro Estadual do Fórum Permanente de Saúde. Com o tema “Transparência na Saúde – Os caminhos do SUS em MT”, o evento será nesta sexta-feira (31), na sede das Promotorias de Justiça, próximo ao Fórum de Cuiabá.

A possibilidade de desconstrução do SUS no Brasil, em virtude da carência de investimento e da má gestão do poder público, como apontam os responsáveis pelo Fórum Permanente, fomentou a reunião de esforços de diversas instituições da sociedade civil organizada para tentar frear o movimento.

O estreitamento das relações entre órgãos de controle, sociedade civil e conselhos de saúde é a proposta do encontro, que reúne, além da OAB-MT e do Fórum Permanente de Saúde, o Ministério Público do Estado (MPE), o Ministério Público Federal (MPF), o Tribunal de Contas do Estado (TCE), o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), a Defensoria Pública do Estado (DPE) e os conselhos profissionais da área de saúde.

“Com a colaborativa participação destes atores sociais, pretende-se alcançar democraticamente a consolidação da agenda com propostas e compromissos a serem pactuados ao final do evento, de forma a facilitar o enfrentamento dos problemas de saúde em nível municipal, regional e Estadual”, reforçam os organizadores.

A advogada membro da Comissão de Cultura e Responsabilidade Social da OAB-MT, Karita Barbosa Borges da Silva, participa da abertura do encontro, prevista para as 8 horas.

O evento acontece ao longo do dia para debate de temas como “O caminho do SUS”, “Abrindo as contas do SUS”, “Fortalecimento dos conselhos de saúde em conjunto com outros órgãos de controle”, dentre outros. Ao final, as instituições envolvidas farão a leitura e a assinatura de documentos para formação do Grupo de Trabalho Estadual para definição de agenda e outros compromissos.

Assessoria de Imprensa OABMT