06/07/2022 16:00 | ENTREGA DE CERTIDÕES
Foto da Notícia: OAB-MT celebra a honrosa missão da advocacia em cerimônia de recepção de novos inscritos

imgA Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) deus boas-vindas a 29 estagiários de Direitos e 71 novos advogados e advogadas na tarde desta terça-feira (05). A cerimônia de entrega de certidões, marcada por muita emoção e orgulho pela profissão escolhida, foi realizada no auditório da Seccional, em Cuiabá.

Em um auditório cheio de amigos e familiares, a oradora da turma, Nicole Felipe, falou sobre as lutas e renúncias necessárias para chegar até esse momento, da importância de uma rede de apoio e sobre os novos caminhos a serem trilhados.  “Este é só o início de um novo ciclo cheio de possibilidades. Que tenhamos sabedoria e discernimento para exercer a profissão de forma ética e comprometida”, completou a advogada.

Ao saudar os novos colegas, a presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, destacou a responsabilidade que é se tornar um profissional a advocacia. Segundo ela, a partir do recebimento do número de inscrição na Ordem, vem a grande responsabilidade e a missão de defender os direitos das pessoas que não podem se defender sozinhas e vem também o exercício de uma das profissões mais bonitas e importantes da sociedade.

img“Uma profissão que consta na Constituição Federal como indispensável à administração da Justiça a quem deve ser garantida a inviolabilidade das prerrogativas profissionais. A ordem não admite, e não admitirá jamais, atitudes que atentem contra as prerrogativas da advocacia. Tenham aqui nesta casa a garantia de que todos estarão amparados pela OAB-MT na defesa intransigente do livre exercício da advocacia”, reforçou Gisela Cardoso.

O membro honorário vitalício e ex-presidente da OAB-MT, Ussiel Tavares, recepcionou a todos os novos inscritos na Ordem relembrando sua trajetória e convidando a todos para participarem ativamente da OAB-MT, seja por meio das comissões temáticas ou dos eventos e capacitações realizadas. “Esta casa recebe a todos sem distinção, e de braços abertos. O futuro da OAB depende dessa renovação permanente, desse movimento. Participem, se envolvam”, convidou Tavares.

imgA cerimônia também contou com a participação do Procurador-Geral da OAB Nacional e conselheiro federal pela OAB-MT, Ulisses Rabaneda, que falou sobre a importância a Ordem e sua missão institucional. “Ser advogado e advogada é uma missão muito honrosa e, hoje, vocês assumem o compromisso de defender os direitos mais importantes dos cidadãos: a vida, a saúde, a liberdade e o patrimônio. Honrem esse compromisso cotidianamente e se engajem no fortalecimento da OAB, essa que é a mais forte e respeitada instituição da sociedade civil do país e é a casa das liberdades democráticas”, afirmou Rabaneda.

Além disso, estiveram presentes o vice-presidente da OAB-MT, José Guimarães Junior; o diretor-tesoureiro da Seccional, Helmut Daltro; o secretário-geral da OAB-MT, Fernando Figueiredo; a conselheira federal, Ana Barchet; o diretor presidente da Escola Superior de Advocacia (ESA-MT), Giovani Santin; a vice-presidente da CAA-MT, Clarissa Lopes; e diversos conselheiros estaduais da Seccional e presidentes de comissões temáticas.

Mel Mendes