PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 25ª SUBSEÇÃO DE NOVA MUTUM

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Dezembro de 2024 | Ver mais
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 # # # #

Notícia | mais notícias

Dezenas de compromissandos participam de palestra sobre Prática Penal

28/06/2012 18:31 | Novos Profissionais
Foto da Notícia: Dezenas de compromissandos participam de palestra sobre Prática Penal

Foto: Assessoria de Imprensa OAB/MT

    Nesta quinta-feira (28 de junho), dezenas de compromissandos que participaram da solenidade de entrega de certificados de carteiras profissionais para o início da profissão como advogados e estagiários tiveram oportunidade de assistir palestra com o presidente da Comissão de Direito Penal e Processo Penal (CDPPP) da OAB/MT, Waldir Caldas.
 
    A explanação fez parte do Dia de Formação e foi realizado no auditório da OAB/MT, ocasião em que o advogado pôde explanar aos 51 novos advogados e 52 estagiários sobre como obter sucesso na área criminal. Waldir Caldas iniciou sua palestra desmistificando que não é perigoso atuar na área, desde que aja com compromisso, lealdade e respeito com o cliente.
 
    “Enquanto advogados, devemos ser os melhores e honrar cada centavo que os clientes investem em nós, pois eles vão querer colher o resultado desse investimento. Por isso eu digo que sempre temos que estudar, todos os dias, para nos destacar na nossa área e, mais que isso, transmitir segurança aos clientes e às famílias que nos procuram”, destacou.
 
    Para o advogado, é importante ter respeito a si próprio, pois o soberbo está fadado ao insucesso. “Tenho que estudar ininterruptamente e me qualificar ao máximo para defender meu cliente e, em caso de êxito, sem dúvida é importante comemorar, mas não posso me esquecer de que tenho outro caso, diferente, o qual terei que me dedicar ainda mais para vencer”.
img
    
    Na opinião de Waldir Caldas, o respeito ao cliente é fundamental, pois o momento em que procura o advogado significa que confia no seu trabalho e este, a partir disso, passa a ser seu porta-voz. “Contudo, é necessário destacar que o relacionamento entre ambos deve ser formal, pois se assim não for, seu trabalho restará prejudicado. Não podemos nos esquecer de seus familiares, os quais também merecem atenção. Nesse caso, o ideal é selecionar duas pessoas para serem os representantes do cliente para que possa transmitir informações sobre o cliente e o processo, pois se você resolver atender todos os parentes, não conseguirá trabalhar”. 
 
    O presidente da CDPPP também comentou que há de se respeitar delegados, juízes, promotores de justiça, desde que a situação não extrapole os limites da profissão e da ética. Segundo o advogado, é importante que haja harmonia também entre os advogados. “Muitas vezes, principalmente para os advogados que agora iniciam a carreira, é mais importante firmar parceria para atuar no caso e dividir os honorários, do que assumir o risco de resolver o caso sozinho e não conseguir. Não tenham medo ou vergonha de procurar um colega mais experiente, pois, sem dúvida, todos sairão ganhando. A parceria na nossa profissão é fundamental para o sucesso”, frisou.
 
    Por falar em honorários, Waldir Caldas concluiu sua palestra dizendo que o maior honorário que recebeu por seu trabalho foi quando uma mulher idosa pediu para ser realizada uma missa em seu nome como forma de agradecimento.
 
 
Lídice Lannes/Luis Tonucci
Assessoria de Imprensa OAB/MT
(65) 3613-0928
www.twitter.com/oabmt
 

WhatsApp