PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 25ª SUBSEÇÃO DE NOVA MUTUM

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Agosto de 2025 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # # # 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 # # # # # #

Notícia | mais notícias

OAB/SP e Sinsa editam guia de processo eletrônico na JT

10/10/2012 00:00 | Cartilha

A Comissão de Direito do Trabalho da OAB/SP, por seu Comitê de Direito Processual do Trabalho, e o Sinsa - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro editaram um guia sobre o peticionamento via processo eletrônico, que já começou a ser implantado na JT.

A E-Cartilha – Peticionamento eletrônico/Processo eletrônico traz conceitos legais comuns ao processo tramitando por via digital, como "meio eletrônico" e "assinatura eletrônica", além de informações sobre atos como comunicação dos atos processuais e registros de atos em audiências. A cartilha foi criada por iniciativa da OAB paulista e patrocinada pelo Sinsa.

Para o presidente em exercício da OAB/SP, Marcos da Costa, a cartilha apresenta um passo a passo para peticionar por meio eletrônico, formas de acesso e utilização dos sistemas de processo eletrônico do TRE da 2ª região (Sisdoc) e do TST (e-DOC).

Segundo a advogada Gisela da Silva Freire, do Comitê de Direito Processual do Trabalho da OAB/SP e diretora-tesoureira do Sinsa, os advogados ainda têm muitas dúvidas sobre como usar o processo eletrônico. Esse obstáculo, para ela, é acompanhado da falta de regras claras do TRT da 2ª região sobre a transição do papel para o sistema digitalizado.

A cartilha trata do chamado Precad - Pré-Cadastramento de Iniciais, sistema de distribuição de petições iniciais trabalhistas no TRT, procedimento sem o qual não é possível a distribuição. O guia aborda ainda o PJe, software elaborado pelo CNJ com a colaboração de diversos tribunais brasileiros, que visa modernizar, aparelhar e viabilizar a prestação jurisdicional mais célere e de forma padronizada entre as cortes.

O processo eletrônico foi previsto pela lei 11.419/06 e já foi implantado em caráter experimental em varas Judiciais pelo país. No TRT da 2ª região, a segunda fase da implantação começou nesta segunda-feira, com a comarca de Franco da Rocha. Até fevereiro de 2013, deverão receber o novo sistema varas das comarcas de Itaquaquecetuba, Taboão da Serra, Carapicuíba, Santana de Parnaíba, São Caetano do Sul, Suzano, São Bernardo do Campo e Guarulhos.

Confira a cartilha.

________


WhatsApp