Maio de 2024 | Ver mais
# # # 1 2 3 4
26 27 28 29 30 31 #

Caminhos para a jovem advocacia são apontados em palestras na OAB/MT

08/08/2011 14:45 | Palestras
        A importância do jovem advogado se especializar para se inserir no mercado de trabalho foi um dos caminhos apontados pelo presidente da Comissão do Jovem Advogado da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso, Bruno Oliveira Castro, aos novos profissionais que receberam seus certificados na última quinta-feira (4 de agosto), na sede da OAB/MT em Cuiabá.

Ao todo 158 compromissandos participaram das palestras do Dia de Formação do Advogado, que antecederam a solenidade. Atuante na área de Direito Empresarial, Bruno Castro observou que os jovens advogados já têm um diferencial que é a maior intimidade com a ciência da tecnologia da informação e a tendência de modernização do Judiciário Brasileiro vai exigir do profissional esse conhecimento.

“Outra questão importante são as línguas estrangeiras. Nesse mundo globalizado e com o crescimento do Estado é de fundamental importância que o advogado aprenda inglês, espanhol ou francês”, explicou.

Início de carreira

O jovem advogado no seu primeiro ano foi o tema abordado pelo membro da Cojad, Murilo Cesar Araujo Vieira. Ele explicou como montar um escritório, a forma de obter renda e deu dicas de como trabalhar, seja advogando sozinho, seja montando uma sociedade de advogados ou mesmo trabalhando em outro escritório.

Para Murilo Vieira é importante estudar bem o mercado e pesar os prós e contras de cada modo de atuação. Ele é pós graduado em Direito Previdenciário e Trabalhista e trabalha nestas áreas e atualmente está se especializando em Consultoria Empresarial. “O principal conselho para o advogado em seu primeiro ano é ter força de vontade e estudar muito”, finalizou.

Juizados Especiais

Ao final do Dia de Formação do Advogado na OAB/MT, o membro da Comissão de Juizados Especiais, Giorgio Aguiar da Silva, apresentou os Aspectos diversos do Juizado Especial, já que grande parte dos advogados inicia sua atuação nos juizados especiais. O advogado apresentou um breve histórico de criação das unidades na Justiça Mato-grossense, partindo de um dos princípios mais elementares garantidos pela Constituição, o acesso à Justiça.

Para Giorgio, atualmente os juizados sofrem uma desvalorização pelo volume de processos e a estrutura que possuem, porém, ele acredita que a virtualização dos processos e as mudanças que virão por meio do Processo Judicial Eletrônico proporcionarão melhorias.

Lídice Lannes/Luis Tonucci
Assessoria de Imprensa OAB/MT