PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 25ª SUBSEÇÃO DE NOVA MUTUM

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Dezembro de 2024 | Ver mais
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 # # # #

Notícia | mais notícias

Comissões da OAB/MT debatem implantação de projeto "Centro Acadêmico de Conhecimentos Gerais"

16/07/2013 17:25 | Ensino Jurídico
    Os presidentes das Comissões de Ensino Jurídico, José Patrocínio Brito Júnior, de Advogados Professores, Dejango Riber Oliveira Campos, e o vice-presidente da Comissão do Jovem Advogado, Mário Olímpio Neto, se reuniram para conhecer um projeto do presidente da Comissão de Estagiários, Robison Pazzeto Júnior, para estimular os acadêmicos de Direito a aprofundarem seus estudos e buscarem melhoria na qualidade do ensino nas faculdades do Estado.
 
img
    
    Robison Pazzeto Júnior esclareceu que o projeto denominado “Centro Acadêmico de Conhecimentos Gerais” consiste em elaborar um material didático de qualidade, produzido por alunos, auxiliado e revisado por professores e profissionais da área jurídica. Depois de passar por todas as etapas previstas, o material será publicado em um site próprio para abranger o maior número de pessoas, além de ter material impresso à disposição dos acadêmicos.
 
    Conforme o projeto, o material se manterá sempre atualizado, visto que é dividido por semestre ou por ano, conforme o cronograma da instituição. Ou seja, o material produzido no segundo semestre, por exemplo, será continuado pelo primeiro semestre, quando este passar para o semestre seguinte e assim por diante, até a conclusão do curso. Sua distribuição será gratuita, visto seu objetivo: abrangência de pessoas e disseminação do conhecimento. 
 
img
    Os alunos farão a maior parte do trabalho; os professores auxiliarão durante o percurso e ajudarão no fechamento; e os profissionais, como advogados, juízes, promotores, defensores públicos, ajudarão no fechamento com um ponto de vista imparcial. Como forma de projeto piloto Robison Pazzeto já contatou as faculdades de Direito da Unic e da UFMT e serão iniciados os trabalhos nas disciplinas de Direito Constitucional, Processo Civil e Direito Civil. “Ao divulgar em um site específico e deixarmos cópia dos documentos nas bibliotecas teremos à disposição para pesquisa um compêndio atualizado constantemente por alunos com orientação de professores. Podemos também gravar vídeos com os professores para divulgar no site”, destacou. 
 
    
    José Patrocínio observou que a ideia assemelha-se à monitoria, cujas funções são semelhantes, mas que não é colocada em prática por grande parte das faculdades de Direito. Ele elogiou o projeto e apresentou alguns questionamentos que devem ser observados na execução. “Devemos ter o cuidado de que esse material elaborado não se torne a principal fonte de estudo para os acadêmicos, mas é uma excelente forma de estimular os alunos. O estudante de Direito tem que ler muito, pesquisar vários autores e deve gostar de estudar”, sublinhou. A Comissão de Ensino Jurídico vai colaborar na revisão dos materiais.
 
    Já a Comissão de Advogados Professores ajudará a fomentar a ideia junto ao corpo discente das faculdades para que abracem a ideia do projeto e apoiem os alunos na sua confecção. 
 
 
Assessoria de Imprensa OAB/MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928
www.twitter.com/oabmt
www.facebook.com/oabmt
 

WhatsApp